Nadar foi um dos mais entusiastas retratistas do seu tempo, fazendo inúmeros registos dos seus contemporâneos mais influentes, na grande maioria, seus amigos.
Em 1853 abre, juntamente com o seu irmão Adrien, um estúdio fotográfico no número 113 da Rue de Saint-Lazare, em Paris. A afluência ao estúdio era tal que a rua passou a ser frequentemente conhecida para os cocheiros da época como a Rue de Saint-Nadar. Mais tarde, mudou o estúdio para a Boulevard des Capoucines e, enquanto lá esteve, este foi um lugar de reunião e tertúlia muito considerado pelas personalidades da altura.
Sougez (2001) refere que Nadar trabalhava sem artifícios. Colocava os seus modelos diante de fundos matizados, devidamente iluminados, evidenciando o essencial do seu caráter.
Auto Retrato, 1855
Mulher do Fotógrafo, 1890
Sarah Bernhardt, 1865
C. Baudelaire, 1856
Victor Hugo, 1878
Fonte bibliográfica do texto: SOUGEZ, M. L. (2001). História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro.
Fonte das imagens: aqui e aqui.
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