Começou a trabalhar como fotógrafo no final da primeira metade do século XX, servindo as forças armadas, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Durante os dois anos em que serviu a Segunda Classe da Marinha Mercante, Avedon fazia retratos de identificação dos tripulantes. Depois desta experiência, o fotógrafo dedicou-se à fotografia de moda. Montou o seu estúdio em 1945 e começou a trabalhar para diversas revistas, obtendo, rapidamente, grande destaque.
Uma parte importante da sua obra é composta por retratos, caraterizados por manchas fortemente contrastadas onde as figuras, em primeiro plano, se destacam pelo recurso a fundos simples (normalmente cenários de cor branca ou cinzenta).
Especial é também a atenção dada por Avedon ao espaço vazio que, em muitas imagens, ocupa uma parte significativa das mesmas.
Richard Avedon, fotografado por Frank Horvat, em Nova Iorque, 1963
Maurizio Cattelan, Nova Iorque
Elizabeth Taylor, Nova Iorque, 1954
Marilyn Monroe, Nova Iorque, 1957
Marlon Brando, Nova Iorque, 1951
Orson Welles, Nova Iorque, 1955
Alfred Hitchcock, Nova Iorque, 1956
Ingrid Bergman, Nova Iorque, 1961
Judy Dench, Londres, 1997
Maria Callas, Nova Iorque, 1970
Website da Fundação Richard Avedon: aqui.
Fonte do texto, das imagens, outras imagens e mais informação: aqui e aqui.
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